terça-feira, 25 de abril de 2017

1.      Utilizando um dicionário e as informações contidas neste capítulo, defina os seguintes termos: epidemiologia, infecção, virologia e vetor.
    Epidemiologia – Epidemiologia é a principal ciência de estudo de informação de saúde, ela é consistida de estudos que buscam achar a frequência, distribuição e o que causa os problemas de saúde na sociedade.
Infecção – se resume na invasão, fixação e multiplicação de um microrganismo dentro de um animal ou planta. Porém, os animais e plantas têm seus sistemas imunológicos que trabalham em destruir esses agentes externos.
Virologia – é o estudo dos vírus, com estudo em sua taxonomia e propriedades.
Vetor – é todo ser vivo que é capaz de transmitir um agente infectante (vírus, bactérias, etc.)

2. Observe o gráfico abaixo e responda às questões.
a) Em que ano ocorreu o último caso de poliomielite no Brasil?
 1989
b) A que tipo de intervenção você atiubui a erradicação da poliomielite no país?
 O Brasil investiu na erradicação da pólio através da vacinação de crianças de até 5 anos de idade
c) Relacione as duas frases a seguir:
I- Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), em 2007 foram confirmados 1315 casos de poliomielite no mundo. Destes, 1208 (92,0%) estão concentrados em países considerados endêmicos, destacando-se: Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão.
II- Apesar de erradicada do território brasileiro, ações permanentes e efetivas de prevenção e controlo devem ser mantidas.

 Como ainda existem casos de poliomielite no mundo, é importante que as medidas de prevenção continuem pois ela é uma doença contagiosa.

3.      Os termos agente infeccioso, agente patogênico, patógeno e parasita intracelular obrigatório são igualmente utilizados quando se definem os vírus. Explique por que os vírus são caracterizados como parasitas e a importância da relação deles com os seres vivos.
Os vírus são considerados parasitas pois não conseguem se reproduzir por eles mesmo, precisam de uma célula externa. A importância deles para os seres vivos é que as doenças que eles causam servem como processo de seleção natural, onde os mais fortes sobrevivem, logo quem é resistente àquela doença vai prevalecer, e quem não for, vai falecer.
4.      Em relação às doenças infecciosas, explique:
a)      Qual a diferença entre infecção e doença;
 Infecção é a invasão e proliferação de um vírus ou bactéria no organismo do hospedeiro. Já doença é causada por qualquer agente patogênico.
b)     Por que as doenças infecciosas podem ser contagiosas.
 Doença infeciosa é qualquer doença causada por um agente biológico- vírus, bactérias – e doenças contagiosas são aquelas que se transmitem com contato direto ou indireto com o infectado.

5.Alguns vírus não sobrevivem por muito tempo fora do corpo do hospedeiro. Outros, porém, mantêm sua capacidade infectante por muito tempo. Descreva como pode ocorrer o processo de transmissão desses agentes infecciosos nas seguintes situações: (a) pessoa a pessoa; (b) agente abiótico (não vivo), como água ou alimento contaminado; (c) vetor, como mosquito Aedes aegypit. 
a-  transmissão por saliva ou contato com secreções
B- ao respirar ar infectado, beber agua infectada e se alimentar com alimentos infectados
c- picada de mosquito, onde esse secreta sua saliva anticoagulante que esta infectada com o vírus.

6.      Descreva as diferenças entre o ciclo lítico e olisogênico de um bacteriófago com base na figura da página 28. 
Ciclo lítico: Nessa fase o vírus fica adormecido, dentro de uma célula sem se manifestar e quando as células vão se dividindo normalmente, ele vai se dividindo junto. O vírus infecta uma célula-mãe e quando são geradas as células-filhas ele vai junto. Assim, cada célula infectada começa um ciclo de transmissão do vírus a cada reprodução, e toda sua descendência estará infectada.
Ciclo lisogênico: Esse ciclo geralmente é a continuação do lítico. O vírus começa a se manifestar e a controlar a célula criando outros vários vírus dentro dessa célula ou bactéria, que é toda consumida e começa a morrer, até que sem mais utilidade os vírus "explodem" a celular. Assim, os vírus novos liberados podem levar pedaços do cromossomo da bactéria para outra bactéria.

7.      Descreva três mecanismos de transmissão do vírus HIV. Cite três ações preventivas contra a transmissão e duas maneiras pelas quais esse retrovírus não pode ser transmitido.
Pode ser transmitido de mae para filho, por transfusão de sangue e sexo sem camisinha
Pode ser prevenido pela utilização de camisinha ao ter relações sexuais e não compartilhar objetos como seringas. Não pode ser transmitido por aperto de mão e po abraços, por exemplo


8.      A figura abaixo mostra um agente patogênico: um príon. Descreva as semelhanças e as diferenças entre um príon e um vírus bacteriófago em relação à composição e à estrutura.
Um príon é uma proteína com capacidade de modificar outras proteínas tornando-as copias de si e não possui acido nucleico (DNA ou RNA). Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e possuem acido nucleico.
9.      Explique por que não é correto afirmar que os vírus surgiram antes das primeiras células que se desenvolveram na Terra primitiva.
Isso não seria possível, pois os vírus não conseguiriam se reproduzir sem a existência das células, logo eles “nasceram” depois delas.
10. 
a- O vírus é formado por uma capa proteica chamada capsídeo. As vacinas são feitas com partes do capsídeo, de modo que, o organismo vai produzir anticorpos contra esse vírus baseado na amostra de capsídeo que recebeu. A formação do capsídeo baseia-se no que está escrito no DNA do vírus, assim, se o DNA sofre uma mutação, a instrução será diferente e o capsídeo também. Desta forma, a pessoa vai ficar doente mesmo tomando a vacina, pois a versão de vírus que ela se infectou é diferente da qual ela recebeu a vacina.

b- Lavar as mãos com frequência, e ter uma boa higiene com relação a pratos, garfos e outros utensílios da cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário