segunda-feira, 24 de abril de 2017



Protoctista
O grupo dos protoctistas é o grupo que mais se debate hoje em dia. Isso se dá por ele ser um grupo polifilético, isto é, ele não tem um ancestral que seja comum a todos os seus integrantes. Esse reino pode ser considerado a sobra dos outros, pois tirando os vírus, o que não é animal, bactéria, planta ou fungo acaba entrando nesse grupo. Então, vendo todas essas características diferentes podemos esperar que novos reinos nasçam desse reino atual que nós temos, pois atualmente muitas coisas diferentes estão juntas. 

Por serem polifiléiticos, os protoctistas apresentam diferentes características entre si. Eles são eucarióticos, porém podem ser unicelulares (algas unicelulares, amebas) ou pluricelulares (algas marinhas).

Locomoção – as amebas, por exemplo, se locomovem através de pseudópodes (falsos pés), enquanto o paramécio se locomove por cílios, e diferentemente desses dois existe seres que não se locomovem, por exemplo, os parasitas causadores de doenças – plasmódio, causador da malária.

Uma característica comum a todos é que eles são aquáticos, seja de vida livre ou parasitas. Qualquer lugar que tenha água – oceanos, mares, pântanos, rios, córregos, etc – terão protoctistas vivendo ali.
Imagem 1 - Algas
Imagem 2 - Ameba
A nutrição deles também se difere, pois alguns são heterótrofos (precisam caçar seu alimento) e outros autotróficos (produzem energia através de fotossíntese, as algas, por exemplo).

O tamanho deles é outro aspecto que varia. Algumas algas podem chegar a 60 metros de altura enquanto existem algas unicelulares que não são nem visíveis a olho nu.

Grande parte da reprodução dos protoctistas é assexuada, sendo feita através da cissiparidade, onde o ser se divide e forma 2 indivíduos. Outras formas de reprodução são a conjugação (imagem 3) e a metagênese (imagem 4).
Imagem 4 - Metagênese


Imagem 3 - Conjugação




















Fontes: CATANI; SANTIAGO DOS SANTOS; VICENTIN AGUIAR; VINAS SALLES; ARGEL DE OLIVEIRA; ARRUDA CAMPOS; CHACON, 2013
Imagens: mundobiologia.com
Grupoescolar.com
http://alumnobioe.blogspot.com.br

http://mundobiologico-geral.blogspot.com.br/p/reino-protista.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário