terça-feira, 25 de abril de 2017

1 – a) Tuberculose é transmitida em ambientes fechados pelo ar, e as outras, juntamente com a tuberculose, podem ser transmitidas através do contato do bacilo com o sangue.
       b) Tuberculose – a maioria das pessoas não apresentam pessoas, porém quando apresentam eles são: dor no peito ao respirar, tosse (com sangue), febre, fadiga, perda de apetite. Recomenda-se tomar vacina BCG e evitar permanecer em ambientes com pessoas contaminadas.
Tétano – rigidez, dor musculas, febre, dificuldade para falar e engolir. Tomar vacina.
Meningite – febre alta, dores de cabeça, vômito e rigidez muscular.
  c) Condições sociais ruins, falta de rede de saneamento básico e esgoto, e pouca higiene aumentam as chances de contaminação.


2 – a) transformação, conjugação e transdução.
b) Podem apresentar diferenças genéticas que possibilitam a bactéria ter um aumento na resistência às drogas por exemplo.

3 – a) Mutualismo com organismos recebendo da soja ou fusão material orgânica e dando substânicas nitrogenadas.
b) facilitam a digestão de outros alimentos.

4- a) Cárie
b) A causa direta é a placa polícula  viscosa de bactéria que forma nos dentes e na gengiva.
c) Escovar os dentes e utilizar fio dental depois de acordar, depois de refeições e antes de dormir.

5 – Fazem fotossíntese, são a base da cadeia alimentar.

6 – Elas fixam o N2, criando bases nitrogenadas que são absorvidas pelas plantas, comidas por nós.

7- A diferença principal é que as bactérias fotoautotróficas possuem clorofila e, portanto, realizam fotossíntese. Já as quimioautotróficas utilizam a energia produzida pela reação de oxidação de substâncias inorgânicas para manter seu metabolismo.

8 - As bactérias têm sido utilizadas pra ajudar os diabéticos através de uma pesquisa sobre a bactéria Akkermansia muciniphila, visto que ela atua no intestino transformando glicose em energia para o corpo. Isso poderia ajudar diabéticos do tipo 2, pois eles produzem insulina, porém ela não consegue realizar sua função, assim a bactéria reduziria a concentração de açúcar no sangue, ajudando o trabalho da insulina.

9 - As duas são seres vivos procariontes.






10 -  Essa afirmação está incorreta, pois existem bactérias em todo nosso corpo o tempo todo, algumas até auxiliam em funções do organismo (Ex. os lactobacilos presentes na flora intestinal). Ou seja, as bactérias estão sempre presentes no corpo, e as nossas doenças são causadas por bactérias prejudiciais (ou outros fatores), que as vezes se incorporam ao nosso organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário